sábado, 26 de fevereiro de 2011

DEFININDO CLARICE LISPECTOR....

Ela é exatamente como os seus livros: transmite uma sensação estranha, de uma sabedoria e uma amargura impressionantes. É lenta e quase não fala. Tem olhos hipnóticos, quase diabólicos. E a gente sente que ela não espera mais nada de nada nem de ninguém, que está absolutamente sozinha e numa altura tal que ninguém jamais conseguiria alcançá-la. Muita gente deve achá-la antipaticíssima, mas eu achei linda, profunda, estranha, perigosa. É impossível sentir-se à vontade perto dela, não porque sua presença seja desagradável, mas porque a gente pressente que ela está sempre sabendo exatamente o que se passa ao seu redor. Talvez eu esteja fantasiando, sei lá. Mas a impressão foi fortíssima, nunca ninguém tinha me perturbado tanto. Acho que mesmo que ela não fosse Clarice Lispector eu sentiria a mesma coisa.

Um comentário:

  1. Sorrindo te respondo que sim, Clarice é assim mesmo perturbadora. Por isso é este monstro sagrado da nossa literatura. Ela nunca se importou com as convenções e a chatice que muitas vezes a vida nos impõe. Tanto que Clarice nunca aceitou o titulo de escritora ela se dizia uma amadora (imagina isso Flor? )) E sabe pq? Para não ser obrigada a escrever o que as editoras cobravam dos outros escritores escrever em serie. Ela não, ela escrevia o que vinha na cabeça naquele momento que poderia ser uma poesia de amor ou amaldiçoar a vida e o mundo, viu que linda? Ela sempre tomou as rédeas da sua vida e briga até com ela mesma por este direito. Por isso ela assusta e atrai ao mesmo tempo sabe Flor?

    Eu tenho um caso de amor com Clarice e nos entendemos tão bem que ás vezes não sei se sou eu que penso ou é a Clarice que se apossa de mim...coisa doida né? Mas gosto disso de transitar entre a loucura e a razão capiche? No meu blog tem Clarice por toda parte, vai lá ver é um amor incondicional por esta m.a.r.a.v.i.l.h.o.s.a escritora.
    Tomei a liberdade de seguir seu Blog que é lindo, espero que não se importe tá bom?
    Convido vc a me visitar e se gostar fique e vamos trocar figurinhas...rsrs

    Beijos e ótimo dia!

    flor de cristal

    ResponderExcluir

Como é bom você estar aqui!!!bj